Marcelo Oliveira
Fotos: Marcelo Oliveira
Neste sábado, o ginásio do Clube Recreativo Dores vai receber o espetáculo de patinação artística A Caixa do Tempo da Turma do Arrepio e os ingressos podem ser adquiridos até esta sexta mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível que, posteriormente, será doado a organizações sociais de Santa Maria. Realizado pela companhia do Instituto Pangea de Ação Cultural e Esportiva (Ipace), de São Paulo, a apresentação é, também, uma homenagem à cidade, que completou 164 anos nesta semana. As apresentações serão realizadas em duas sessões, às 15h e às 19h.
Entre os mais vendidos da Feira do Livro 2022, três obras são de escritores locais
O espetáculo é inspirado na Turma do Arrepio, uma história em quadrinhos, criada por César Sandoval, lançada em 1989 e publicada pela Editora Globo até 1993, e foi coreografado pelo professor Luciano Coutinho que é tetracampeão brasileiro e campeão sulamericano de patinação artística.
Além de um show sobre patins, o público pode esperar um espetáculo divertido, como explica Luciano:
– A história foi desenvolvida pelo próprio César Sandoval. Então, a apresentação encanta as crianças e cativa, também, os adultos. Existem muitos elementos teatrais e um enredo que tem partes lúdicas sobre temas como bullying, amizade e companheirismo. Além disso, é uma verdadeira viagem, já que tem cenas no Egito, com personagens como múmias, na China, com dragões, e tem até piratas.
O projeto cultural que resultou no espetáculo A Caixa do Tempo da Turma do Arrepio é uma realização do Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura. Assim, a iniciativa investiu em uma contrapartida social e ofereceu, durante a semana, oficinas de patinação artística em escolas públicas de Santa Maria. Ao todo, foram quase 200 crianças que puderam ter contato com patins e com algumas técnicas iniciais do esporte. As oficinas, chamadas de clínicas de patinação, tem o apoio de duas escolas da cidade: Fê Bueno e Anjos sobre Rodas, que também estarão presentes no espetáculo com suas equipes.
Segundo o professor Luciano Coutinho, o objetivo é aproximar a gurizada da patinação artística.
– É muito bacana poder realizar essas clínicas de patinação que, na verdade, é uma oportunidade de aprender a patinar e, depois, realizar passos artísticos. E, além da orientação de instrutores de patinação, ofereces também o equipamento para a prática já que não é comum ter patins em casa. Pode ser que alguma criança se apaixone e encontre na patinação artística uma profissão – comemora Coutinho.
Em pequena escala, exposição “Brasil Carnaval” recria uma escola de samba no Masm
Os ingressos para o espetáculo, que reúne cerca de 50 patinadores, estão disponíveis até esta sexta nas lojas do Supermercados Beltrame e na portaria do Clube Recreativo Dores. A retirada ocorre mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível.
AGENDE-SE
O quê? Espetáculo de Patinação Artística “A Caixa do Tempo da Turma do Arrepio”Quando: Neste sábado, às 15h e às 19h (duas sessões)Onde: Ginásio do Clube Recreativo Dores (Rua Bento Gonçalves, 400)Quanto: 1kg de alimento não perecível (troca de ingressos antecipada nas lojas do Supermercados Beltrame e na Portaria da Sede Central do Clube Recreativo Dores)